Nada será como dantes! O Pão de Ló de Ovar, essa preciosidade singular do paladar comum, foi alvo da atribuição da Indicação Geográfica Protegida (IGP), passando assim a ser um bem público de âmbito comunitário. O despacho foi então emitido pela Comissão Europeia (Bruxelas) e inclusive já se encontra publicado no Jornal Oficial das Comunidades. Esta decisão garante a protecção e a originalidade do produto gastronómico em questão, reconhecendo os mecanismos únicos da sua confecção peculiar. Por outras palavras, estamos perante uma tradição que sai agora engrandecida e que pode ter à sua frente um futuro ainda mais aliciante para a sua divulgação nacional e internacional, embora precavendo-se sempre contra potenciais falsificações ou imitações de má fé.
A notícia foi recebida em êxtase pela APPO - Associação de Produtores de Pão-de-ló de Ovar, cujo presidente, Jorge Pinho, enalteceu o "reconhecimento comunitário dos produtores e dum processo considerado eficaz, legal, digno e útil" e frisou que a "entidade assumirá uma responsabilidade acrescida" no próprio concelho, estando preparada para os futuros desafios que se revelarão de extrema importância.
O Pão de Ló de Ovar reforça assim o seu prestigiante estatuto de "tesouro" das gastronomias portuguesa e europeia, visto que agora se encontra valorizado por Bruxelas.
Imagem nº 1 - O Pão de Ló de Ovar é agora considerado como produto protegido por Bruxelas.
Foto retirada de: http://dicasfemininas-su.blogspot.pt/2013/05/pao-de-lo-de-ovar.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário