Confesso que este foi um dos projectos que mais me agradou no âmbito do Orçamento Participativo. Nunca me tinha passado tal ideia pela cabeça, mas bem vistas as coisas, e se for viável, creio que será uma mais valia divulgar o cartão de visita da nossa terra.
Mas perguntam-me agora e que pontos de paragem dignos poderão existir em Esmoriz? Não sou o mentor do projecto, mas há vários lugares dignos de visita: Igreja de Gondesende, Capela da Penha, Igreja Matriz, Capela da Praia, uma Tanoaria Tradicional, os Monumentos ao Tanoeiro, Viajante e Arte Xávega, a nossa maravilhosa zona à beira-mar, o Novo Parque do Buçaquinho, o Rio Lambo...
Infelizmente, o comboio turístico não poderá almejar a Barrinha de Esmoriz, já que as condições naturais não o permitem. Mas apesar desta contrariedade, o plano até poderia ser viável, desde que devidamente estudado. Não era igualmente mau pensado arranjar um guia que explicasse a importância de cada uma das estruturas observadas, enriquecendo o conhecimento dos visitantes sobre a nossa localidade.
Era pois um importante meio de dinamizar a nossa terra, e fazer com que os nossos turistas sentissem vontade de voltar cá no próximo ano.
E já agora porque não criar um site para a Junta de Freguesia de Esmoriz, promovendo os espaços mais atractivos da cidade (a internet faz cada vez mais a diferença)? E que tal distribuir folhetos promotores sobre a nossa terra nas principais cidades do Norte e Centro do País?
Ainda há tanto para fazer neste capítulo... Mãos à obra!
Imagem nº 1 - A ideia dum comboio turístico em Esmoriz parece-me ser um projecto que merece ser testado, de forma a aferir os resultados e a sua viabilidade.
Foto retirada de: http://www.engenhariaportugal.com/andrade-gutierrez-em-expectativa-tgv
Nenhum comentário:
Postar um comentário