Na passada quarta-feira, dia 28 de Outubro, realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz o III Encontro de Psicologia de Esmoriz. As palestras desenrolaram-se entre as 9:00 e as 17:30 e, sob o tema das "Novas Gerações, Novos Desafios", incidiriam na complexa temática da Educação Escolar. O evento foi promovido pelo Gabinete de Apoio Psicossocial, representando por Bruno Barros, e pela Junta de Freguesia de Esmoriz. A adesão do público foi considerável, lotando praticamente o mencionado auditório.
Este encontro permitiu debater o estado actual do ensino educativo e sugerir novos métodos/projectos que remetessem para a sua melhoria vindoura. Efectivamente, estiveram presentes conceituados oradores que não deixaram de conceder a sua própria opinião - Francisco Machado (Psicólogo e Docente Universitário do ISMAI), Ana Moreira (Representante do inovador projecto educativo da Escola da Ponte), Ana Guerreiro (Criminóloga no UMAR e que apresentou o Projecto Artways para combater a violência de género), Maria Viterbo e Fernanda Leitão (Equipa do Projecto de Educação de Emoções e Sentimentos). Por outro lado, decorreu ainda a apresentação do Projecto BE EQUAL e um debate derradeiro que juntou alguns alunos do Agrupamento de Escolas de Esmoriz - Ovar Norte, Alzira Santos (Presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Esmoriz), Lúcia Bandeira (Professora do Agrupamento de Escolas de Esmoriz), Andreia Dias (Psicóloga Escolar e da Educação) e Sara Oliveira (Coordenadora da Universidade Sénior de Esmoriz).
Num balanço geral, podemos aferir que os eruditos convidados elencaram os principais problemas do tradicional Sistema de Ensino que urgem ser corrigidos - a violência escolar, a violência no namoro, a indisciplina, o insucesso escolar, o consumo de substâncias em adolescentes, o isolamento social, o bullying, o desinteresse estudantil pela escola... No entanto, os palestrantes não se cingiram em identificar exclusivamente os defeitos não debelados pela actual estrutura educativa, como ainda deixaram algumas dicas ou recomendações que viabilizassem uma mudança positiva. Neste ponto em particular, citaríamos a intervenção do especialista Francisco Machado que pugna actualmente por uma maior aposta no desenvolvimento das relações inter-pessoais e inclusive do perfil do próprio aluno em detrimento do excessivo protagonismo que recai nas avaliações centradas nos testes/exames. O psicólogo lamenta ainda que seja apenas valorizado o tipo de inteligência "lógico-matemático", descurando-se outras áreas do saber. É, por isso, imperioso reparar estas lacunas através dum comportamento activo que zele pela mudança. Só assim, muitos alunos contornariam a desmotivação e a perspectiva negativa que demonstram sobre a sua escola.
Em jeito de conclusão, o evento sintetizou a necessidade de reformulação da actual conjuntura educativa, tornando-a mais equilibrada, saudável e assertiva. Os psicólogos devem ser embaixadores educativos e contribuir para uma maior harmonia entre as crianças.
Em jeito de conclusão, o evento sintetizou a necessidade de reformulação da actual conjuntura educativa, tornando-a mais equilibrada, saudável e assertiva. Os psicólogos devem ser embaixadores educativos e contribuir para uma maior harmonia entre as crianças.
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