Normalmente, o Dia de Reflexão antecede o Dia da Votação. De acordo com a lei portuguesa, é expressamente proibida a realização de propaganda por parte dos candidatos e demais cidadãos nesse dia que deve ser utilizado para uma tomada de decisão final, caso esta não tenha sido ainda formulada. Infelizmente, nas redes sociais a anarquia é total, e vários são os utilizadores que continuam a fazer apelo ao voto nas listas em que se revêem. Em Esmoriz e no restante do concelho de Ovar, temos cidadãos que têm utilizado a sua página para fazer um repto eleitoralista neste mesmo dia que deveria de ser de reflexão. Não estamos a falar de apoios ilegítimos apenas a uma lista, mas a algumas. Além disso, os apoios propagandísticos em dia de reflexão também já chegaram à via pública com a realização de alguns procedimentos que deveriam ser vedados para o bem da causa pública.
É esta pobre mentalidade portuguesa que tem de ser irradiada, porque o chico-espertismo não pode justificar algumas atitudes. Não deveria valer tudo, e o nervosismo não é desculpa para nada.
Durante esta campanha, assisti a alguns acontecimentos tristes que não credibilizam a política local. E confesso que não estou surpreendido em verificar novo menosprezo pela ética e pela transparência. Os protagonistas bem como os seus fervorosos seguidores poderiam ter demonstrado mais bom senso.
Imagem do Site Greve Geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário