- Tinha um porto medieval, durante o século XIII, que servia de abrigo a pequenas embarcações de pesca!
- Concedia inúmeros peixes (enguias, tainhas, linguados, solhas, mugens, lampreias-de-riacho...) aos pescadores que tentavam a sua sorte na Lagoa!
- Proporcionava junco, ervagens, muinha, rapilho e estrume aos agricultores que aplicavam estes produtos nos seus campos!
- Era ambicionada por nobres que desejavam a todo custo apropriar-se dela, aplicando impostos sobre os bens que o povo extraía daí!
- Moveu dezenas de contendas judiciais que durou séculos e que terminaria com sentenças favoráveis ao povo que garantia assim o seu livre acesso à Barrinha, enquanto lugar devasso (isto é, público!)!
- Atraiu muitos turistas (portugueses de outras regiões e estrangeiros) que ficavam maravilhados pela beleza da lagoa, não hesitando em usufruir dos seus apetecíveis banhos!
De facto, a Barrinha teve isto tudo no passado. Na actualidade, o cenário é desolador, embora a biodiversidade continue a existir, apesar da poluição evidente. Todavia, este texto que realizamos (assente na obra de Aires de Amorim - "Esmoriz e a sua História", p. 226-285), serviu para demonstrar aos nossos leitores que a nossa lagoa já conheceu tempos de alegria e prosperidade, antes de conhecer o estado actual de abandono e degradação.
"Os Homens a estragaram, os Homens a têm de compor, para nosso conforto, para nossa alegria..."
Afirmação célebre de Fernando Campos, actual Pároco de Esmoriz
Imagem nº 1- Visão da Barrinha a partir da sua zona sul.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012
Imagem nº 2 - A Barrinha observada a partir dum local mais central.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012
Imagem nº 3- As habituais gaivotas fazem da Barrinha a sua casa. Sabiam que cerca de 170 espécies de aves visitam anualmente este espaço? Se querem conhecê-las, visitem a exposição do Movimento Cívico Pró-Barrinha (localizado junto à Praia de Esmoriz, logo ao lado do Café "Anos 60").
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz tirada em 30/08/2012
Olá
ResponderExcluirPode ser que um dia...tudo volte a ser como dantes...
Cabe a cada um de nós, contribuir para tal.
Cumprs
Augusto