- Incêndios letais. Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz lembram os perigos e recordam a memória dos colegas que pereceram no combate aos fogos florestais. Neste ponto, os nossos soldados da paz intervieram bastante no Distrito de Aveiro, e noutros em seu redor.
- A zona do Agueiro assustou. O incêndio chegou mesmo a ameaçar a Escola Secundária de Esmoriz. Os nossos soldados da paz tiveram que lutar ainda contra o vento e o calor que se faziam sentir, o que não contribuía para a extinção do fogo. A intervenção começou na parte da tarde (altura da deflagração) e durou até altas horas da madrugada. Sete viaturas e trinta homens estiveram presentes. Os nossos bombeiros recordam que este não é o primeiro fogo presumivelmente posto naquele espaço...
- Praia sem mortes - A vigilância dos nossos soldados da paz deu frutos nas praias de Esmoriz, Cortegaça e Maceda. Ninguém sucumbiu por afogamento desde o dia 1 de Julho até ao primeiro fim de semana de Setembro. Os salvamentos realizados foram todos bem sucedidos.
- Campanha de recolha e troca de livros escolares. A instituição assegurou a reutilização de centenas de manuais, o que seguramente ajudou a aliviar as contas de muitas famílias.
- Bombeiros Voluntários de Esmoriz presentes nas Festas do Mar de Cortegaça. No domingo festivo, a Fanfarra dos BVE e o Comando alinharam nas cerimónias. Os bombeiros estiveram ainda presentes no aniversário da elevação de Cortegaça a vila!
- Participação Especial no Programa da RTP - "Heróis de Portugal". Jorge Oliveira e Paulo Reis, da Corporação Esmorizense, apresentaram aí o seu mais recente serviço - "Rescue Bike" (consiste em prevenção e socorro inicial por bicicleta, método bastante utilizado neste último Verão junto às Praias).
- Atropelamento na via férrea em Cortegaça não termina em morte! Um sem abrigo terá resistido aos ferimentos, apesar da perda de perna e braço, e ainda traumatismos cranianos. Os bombeiros de Esmoriz acorreram ao espaço e estabilizaram a vítima que foi enviada imediatamente para o Hospital S. Sebastião. O atropelamento ferroviário por parte do comboio terá ocorrido por volta das 4:30 da madrugada.
- Outras situações relatadas. Acidentes rodoviários registados mas sem feridos graves. Testemunho de ocasiões em que ocorreram paragens cardio-respiratórias. Houve ainda um alarme falso na Praia do Cantinho.
Imagem nº 1 - Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz sempre ao serviço das comunidades!
Referência Consultada: Boletim Informativo - Bombeiros em Missão. Setembro de 2013. Número 40. Ano 4. Propriedade do Grupo de Comunicação e Imagem e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.
Boa tarde, Em esmoriz pode haver muitas instituições, mas como esta que se preocupa com tanta coisa. Acho que eu, que nao hesiste. Acho que esta na hora de olhar-mos para os nosso bombeiros com outros olhos. Sabemos que esta dificil a vida, mas os bombeiros procupam-se com o bem estar social dos cidadão comum. temos o exemplo da campanha "troca de livros" quantas familias pouparam com esta iniciativa pode ir a uma poupança de 300 euros, meus caros é dinheiro, a campanha das tampinhas foram recolhidas toneladas plasticas...
ResponderExcluirOs nossos bombeiros sao uma instituição sem fins lucrativos, mas tambem precisam de ser ajudados... Você já ajudou?