No âmbito do Programa Semanal da Cristina Ferreira, a SIC, então representada pelo repórter João Valentim, esteve presente na Tanoaria JOSAFER, de forma a dar a conhecer a todo o mundo a arte do fabrico de barris, pipas e tonéis.
De forma a receber a equipa da SIC, esteve presente Sandra Fernandes, uma das pessoas responsáveis pelo projecto que assim relatou alguns dos detalhes da evolução da Tanoaria em questão, além de explicar todo o processo de produção.
Assim sendo, ficámos a saber que a Tanoaria Josafer já se encontra na Terceira Geração, tendo sido fundada em 1962 pela mão de Joaquim Dias Ferreira. Por dia, a Tanoaria fabrica entre 25 a 30 barris por dia. Os barris confeccionados poderão ter capacidades para armazenar desde 1 até 500 litros, assumindo assim variadas dimensões. Serviriam essencialmente para armazenar vinho bem como outros produtos líquidos.
Um candidato a ser tanoeiro poderia demorar entre 2 a 3 anos até dominar verdadeiramente todos os passos complexos deste ofício.
A Tanoaria está muito enraizada na história de Esmoriz, fazendo parte da sua identidade social e cultural.
Direitos da Reportagem - SIC ("Programa da Cristina")
Poderá ver a reportagem em: https://www.sic.pt/Programas/o-programa-da-cristina/videos/2019-02-18-Vamos-conhecer-a-arte-de-fazer-um-barril?fbclid=IwAR1Z5_WmNt8x6mht3FAAj9UZ9FTPLoQSQfPar97my7PxqeGEYZQ6hd6F69I
Nenhum comentário:
Postar um comentário