Na cidade de Lisboa, o Professor Doutor Rui Agonia Pereira, no dia 15 de Fevereiro, despediu-se dos seus familiares e amigos e, “partiu” para o além.
Figura de relevo no mundo, tentou “dar” a Esmoriz um estabelecimento de Ensino Superior. O projecto foi cuidadosamente elaborado e as formalidades fiscais, tinham sido acauteladas com a criação da Prodomo.
Com ele, estava um grupo de Professores de competência reconhecida, bem como alguns Esmorizenses.
O Instituto Superior das Ciências do Mar, era uma “realidade desejada”, que a todo o momento poderia ser confirmada e no seio dos seus mentores, chegou a “viver-se” o momento da sua implantação em terras barrinhotas.
Mas, dois autarcas locais, por razões particulares, pessoais e políticas, tudo fizeram para impedir a sua “vinda”, usando a sua vontade e os seus esforços.
Lamentavelmente, conseguiram o “abortar” do projecto, “roubando” a Esmoriz, uma oportunidade única, de, por cá, o Ensino Universitário acontecer.
A Cidade de Esmoriz, muto lhe deve, isso sabe quem o assunto conhece. E, nós, na hora da despedida terrena, usando a sua habitual expressão de agradecimento, lhe dizemos; BEM HAJA, BOM AMIGO, no paraíso dos justos.
Abílio Cruz
Florindo Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário