O cardeal e arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, foi eleito como novo Sumo Pontífice, substituindo Bento XVI que renunciou ao cargo. Os jornalistas, os tais que, por vezes, atacam ferozmente a Santa Sé e que começam a fazer previsões que saem sempre furadas, voltaram a ser surpreendidos pelo resultado das votações. Não contavam que seria um argentino a ser eleito!
É verdade que ainda é muito cedo para extrair conclusões precisas, contudo as primeiras impressões foram positivas. A personalidade em questão soube, desde cedo, acompanhar a pobreza que afectava o seu país de origem. O facto de ter utilizado a designação Francisco (creio que é a primeira vez que tal acontece, seguindo as pisadas de Francisco de Assis ou Francisco Xavier, ambos exemplos de humildade e grandeza humana em tempos difíceis) parece ter sido um sinal bastante promissor. Nas suas primeiras palavras, observei simpatia e até respeito pelo seu antecessor.
Pelo que ainda consegui apurar, Jorge Bergoglio gosta de futebol e de vez em quando, confronta os srs. políticos em determinadas polémicas. Sinceramente, revejo-me na sua postura!
É o primeiro Papa da América Latina e o único que até então tinha professado na Ordem dos Jesuítas. Penso que a Santa Sé tomou uma decisão moderna. O Papa Francisco tem tudo para ser consensual e pode desempenhar uma excelente missão neste Mundo que sofre bastante com a fome e outras misérias!
Imagem nº 1 - O Papa Francisco, com 76 anos, pode guiar a Cristandade pelos caminhos certos!
Retirada de: http://www.680news.com/2013/03/13/argentine-cardinal-jorge-bergoglio-elected-new-pope/, foto de Dmitry Lovetsky/AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário