O dia 13 de Outubro é histórico para a cidade de Esmoriz, dado que se realizou uma iniciativa original e ímpar que nunca antes se tinha vislumbrado. Mais de cinquenta carros clássicos desfilaram pelas Avenidas Raimundo Rodrigues e Joaquim Oliveira e Silva, provocando o delírio entre as centenas de cidadãos que estiveram presentes a assistir ao evento.
A maior parte dos carros eram datados das décadas de 70, 80 e 90. Para serem considerados clássicos, tinham de contar, pelo menos, com vinte e cinco anos de existência. Várias edições antigas de marcas mundiais estiveram ali expostas. Observamos a presença de clássicos da Ford, Opel, Land Rover, Toyota, Mercedes, Alfa Romeo, Citroen, Fiat, Volvo, Volkswagen, Renault, Jaguar, Mini Cooper, etc.
Destacamos em particular a presença de uma carrinha antiga da Ford que se encontrava datada do ano de 1925 (ou seja, com quase cem anos de existência; corresponde à sétima imagem da reprodução fotográfica apresentada por debaixo do texto) e que nos fez logo recordar a epopeia da "Corrida do Século", filme de craveira internacional que foi reproduzido em 1965.
Da parte da manhã, todos os carros clássicos estiveram em exposição nos Pinhais de Esmoriz, no terreno junto às instalações do Esmoriz Ginário Clube, e que se localizava, quase em frente, à Pastelaria Pinhal D' Aberta. Muitos aproveitaram para tirar fotos aos mais diversos modelos históricos. A presença de música ambiente ajudou a animar o evento.
Por volta das 11:30, os carros abandonaram a zona de concentração e saíram devagar, em fila, para percorrer as avenidas que já havíamos citado. Passaram junto à Praia de Esmoriz com todo o brio e elegância que prontamente reivindicaram diante dos olhares de muitos curiosos. Durante algum tempo, os veículos ficaram igualmente estacionados na Avenida Joaquim Oliveira e Silva. Os proprietários dos veículos aproveitaram ali para tomar café, beber um pouco ou até saborear algumas delícias gastronómicas nos estabelecimentos locais.
Pouco tempo depois, os carros clássicos voltaram à zona dos Pinhais de Esmoriz, local onde seria servido o almoço e onde se achava toda a logística necessária para a organização do evento. É meritório relevar a parceria formidável firmada entre a Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, a BracaeAuto e a RuaMachines, a qual foi vital para o sucesso deste evento inédito.
Da parte da tarde, e depois do almoço, isto é, por volta das 14:30 os participantes voltaram a fazer novo desfile pelas Avenidas Raimundo Rodrigues e Joaquim Oliveira e Silva. Desta vez, denotámos mais ousadia da parte dos participantes. Já estavam a aquecer os motores para o que se avizinhava.
Às 15:00, iniciaram-se as tão aguardadas provas individuais, contudo não existia qualquer carácter competitivo nem prémios para os melhores registos (isto se chegou a haver efectivamente cronometração do tempo, algo que nunca nos foi confirmado). Mesmo assim, os corredores das viaturas clássicas testaram os seus veículos até ao limite, fazendo manobras no limite, contornando as "pequenas muralhas de pneus" que se afiguravam como obstáculos numa avenida algo estreita para este tipo de testes. Mas a adrenalina e o espírito de aventura falaram mais alto, e tudo correu bem. Muitos cidadãos aplaudiram os pilotos ao longo do trajecto. Segundo nos comunicaram, cada participante teve de pagar cerca de 30 ou 35 euros para se inscrever na corrida, tendo direito, pelo menos, a três voltas (embora não seguidas, visto que os concorrentes entravam individualmente, sucedendo-se assim uns aos outros) pelas Avenidas já mencionadas, havendo espaços de retorno (como rotundas ou desvios pré-definidos) para permitir o seu regresso à meta junto aos Pinhais de Esmoriz (onde se concentrava igualmente o local de partida).
Exposto tudo isto, resta-nos publicar agora a nossa reportagem fotográfica sobre o "Esmoriz Classic Sprint 2018".
Nenhum comentário:
Postar um comentário