Exm. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Ovar,
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ovar,
Exmas. Sras. Deputadas e Srs Deputados da Assembleia Municipal de Ovar,
Exmas. Sras. Vereadoras e Srs. Vereadores da Câmara Municipal de Ovar,
Entidades Religiosas, Militares e Civis,
Caros Municípes
Comunicação social,
Comemoramos hoje os 45 anos do 25 de Abril, data em que foi dado o primeiro passo para a liberdade no nosso País.
De modo cada vez mais preocupante, não temos grandes motivos para comemorar, não fossem a grande maioria dos intervenientes políticos nestes 45 anos incapazes de governar Portugal com o rigor, a seriedade, a justiça e a competência que se impunha.
Hoje, vivemos numa sociedade em que é visível uma crise de valores que a todos deve preocupar. As pessoas não confiam na classe política e a classe política, a cada dia que passa, dá cada vez mais motivos para este clima de falta de confiança.
Temos vivido 45 anos de democracia em que muitos dos que nos têm desgovernado, compactuam com o "chico-espertismo" típico de uma classe dominante que se pauta pelo sentimento de impunidade, pela falta de ética, de princípios e valores.
Mas a democracia e a liberdade, não são valores para se apregoar em datas festivas, só porque parece bem, são valores conquistados que não devem de forma nenhuma ser postos em causa, seja em que circunstância for.
Façamos da democracia e da liberdade grandes causas, respeitando a liberdade individual de cada um e dando exemplo do sentido democrático que deve imperar em qualquer instituição.
Mesmo aqui, naquela que deve ser a casa da democracia de Ovar, sejamos capazes de colocar de lado, todo e qualquer interesse politico-partidário ou até pessoal, e façamos prevalecer sempre a democracia, a tolerância e a liberdade.
Mas como se pode mudar o paradigma da actual classe politica?
Banindo os que fazem da política profissão e que não sabem fazer mais nada na vida, e dando lugar ao mérito.
Responsabilizando quem gere mal a "coisa pública".
Punindo de forma exemplar quem de alguma forma se serve do exercício da actividade política para proveito próprio.
Em suma, moralizando a política, excluindo quem não interessa e chamando quem realmente pode ser uma mais-valia.
Se nada for feito, os valores que aqui comemoramos hoje, podem ser postos em causa.
A descrença das pessoas nos partidos existentes, abre caminho a movimentos extremistas que não são de todo desejáveis no nosso País.
Termino, fazendo um apelo sincero, não basta ficarmos pelas palavras, é imperioso fazermos algo para combater os vícios que cercaram parte da classe política e fazem de Portugal um País em que a corrupção e os lobys de interesses predominam e limitam o nosso desenvolvimento, e isso apenas depende de nós. Saibamos mostrar o nosso inconformismo e lutar por uma grande mudança, porque como dizia o poeta, "o sonho comanda a vida...".
Viva a democracia!
Viva a liberdade!
Viva Ovar!
Viva Portugal!
Fernando Almeida
Deputado Municipal do CDS-PP em Ovar
25 de Abril de 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário