Quem o diz é Carlos Magno, Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). A revolução tecnológica e a crescente utilização das plataformas digitais são factores fundamentais a ter em conta nos dias de hoje.
Hoje, em dia qualquer jornal pode ser consultado através da Internet. Não é preciso pagar para ler (excepto a habitual conta da Internet). Por isso, é natural que muitos jornais, sobretudo a nível local, tenham gastos elevados com a impressão, quando o mais sensato seria talvez tornar apenas a sua existência enquanto electrónica.
Sinceramente, já me passou pela cabeça criar um pasquim sobre a minha terra, mas lá está seria inicialmente electrónico - não há gastos de impressão (podia colocar imagens a cores), o acesso era livre e gratuito, apenas cobraria a publicidade no futuro jornal - logo era lucro garantido!
O Mundo está a mudar meus caros. A era dos jornais impressos está a ser colocada em causa pelo fenómeno da digitalização da informação.
Imagem nº 1 - Carlos Magno teme que os jornais impressos estejam em decadência.
Retirada de: http://www.publico.pt/portugal/noticia/corremos-o-risco-de-nao-ter-jornais-impressos-dentro-de-alguns-meses-avisa-presidente-da-erc-1581030 (texto de Maria Lopes; Jornal "O Público"; Foto de Daniel Rocha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário