Estudantes do Agrupamento de Escolas de Esmoriz participaram no Projecto "Parlamento dos Jovens", evento que se traduziu na ida às sessões distritais do Ensino Básico e Secundário em Aveiro e São João da Madeira.
O tema do debate incidia sobre a comemoração dos 40 anos da Constituição da República, com os "candidatos a deputados", organizados em quatro listas, duas de cada ciclo de ensino, a proporem medidas e a apresentarem recomendações.
Nesta discussão, também esteve presente a deputada Diana Ferreira que defendeu a análise correcta e a respectiva divulgação da Constituição da República.
Seguiram-se depois as eleições e a azáfama daí derivada.
De acordo com a notícia publicada pelo Agrupamento de Escolas de Esmoriz, "após o processo eleitoral e respectivas Sessões Escolares os deputados elegeram, para se fazer representar na fase distrital, os deputados Gabriela Pereira, Inês Marques e Gustavo Oliveira, no ensino básico, e Inês Pereira, Bernardo Neto e Jacinta Pereira no ensino secundário "
Ainda antes das sessões distritais, o Agrupamento de Escolas de Esmoriz tinha sido o único do distrito a conseguir eleger representantes para as Mesas de Aveiro em dois ciclos distintos - Inês Vilar foi eleita vice-presidente no ensino básico, e Margarida Santos seria secretária no ensino secundário.
Nos dias 13 e 14 de Março, os cinco mencionados deputados e as duas representantes das mesas, todos eles eleitos e pertencentes ao nosso Agrupamento, representaram os seus papéis ao mais alto nível, revelando uma postura activa e estruturada, além de conviver jovial e construtivamente com cerca de 100 alunos oriundos de outros estabelecimentos de ensino do distrito de Aveiro.
Por fim, foi a partir de uma proposta feita pelo Agrupamento de Escola de Esmoriz que nasceria o próximo tema a ser debatido no próximo ano lectivo - "Direito à vida: aborto e eutanásia".
Seguem-se fotos do site oficial do Agrupamento de Escolas de Esmoriz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário