Foto - CM de Ovar
Esta foto remete-nos para zona localizada nas proximidades dos campos de treino do Sporting Clube de Esmoriz. Imediatamente, podemos constatar que a altura dos passadiços é bastante limitada, e isso poderá provocar dissabores no futuro. Basta um temporal ou umas cheias típicas da Barrinha (ou até o inesperado "transbordar" do próprio rio Lambo) para que os passadiços sejam derrubados e o investimento ter sido em vão. Recordamos os leitores que esta é ainda uma área pantanosa, o que exigia não só uma maior dimensão dos passadiços, bem como uma estrutura mais solidificada.
O fosso entre a superfície do passadiço e o próprio solo terrestre é ínfimo, cenário que já está a gerar algumas preocupações. Além disso, a estrutura não favorece a observação da avifauna visto que não possui sequer uma altura considerável que possibilite tal experiência.
Como já referimos em artigos anteriores, os passadiços deveriam deter uma altura considerável de forma a garantir a sua conservação em cenários mais adversos. Será que daqui a dez anos estes passadiços ainda existirão?
Lá está, só poderemos avaliar o sucesso das obras apenas a médio ou longo prazo!
PS - Ninguém desejará certamente que estes passadiços padeçam do mesmo destino daqueles que se encontram actualmente degradados na Praia da Barrinha...
Olá
ResponderExcluirE a obra não te fiscalização?
Ou será que quem aprovou o projeto da obra não reparou neste detalhe?
Enfim...actue-se enquanto é tempo...basta de deitar dinheiro ao lixo...
Cumprs
Augusto