A partir desta segunda-feira e até ao final do mês todas as escolas do país terão de suspender as suas actividades lectivas. De acordo com o Diário de Notícias, a ordem deverá ser transmitida pelo próprio governo, sob recomendação do Conselho Nacional de Saúde Pública, com o qual se reuniu na passada quarta-feira. Entre os 78 casos confirmados de infecção por Covid-19 em Portugal, há professores e alunos de escolas básicas, secundárias e do ensino superior, o que tem motivado o encerramento voluntário de várias instituições de norte a sul do país.
É uma decisão pelo seguro. Mas não bastará isso. Importa saber quem vai tomar conta das crianças, dado que escolas e infantários estarão encerrados. Além disso, este encerramento não poderá provocar, em contrapartida, uma maior afluência popular a cinemas, festas nocturnas ou estabelecimentos comerciais. É necessário que se passe uma mensagem de bom senso para que a juventude (e as demais pessoas) adopte uma postura caseira até ao final do mês, de forma a não se expor ao vírus.
Ou seja, a sensibilização é fundamental: os jovens têm que entender o que se passa. Isto não são férias antecipadas. É apenas uma forma de resguardar as crianças do contacto com as multidões, diminuindo drasticamente ou até mesmo evitando um eventual contágio.
Imagem meramente exemplificativa retirada de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário